sábado, 30 de julho de 2011

Primeiro, ver a Xuxa, depois...

Encontrei na internet uma postagem que falava dos artistas ricos do Brasil. Não dizia a fonte, mas era de março de 2011, e está na foto aí abaixo. Claro que não é de se envergonhar por pertencer à lista, evidente que não, mas é suficientemente (?) chato para gerar um incômodo aos listados, pelo menos os do topo, pelas cifras assombrosas mencionadas.



1. Xuxa - Patrimônio: 1 bilhão de reais
2. Roberto Carlos - Patrimônio: 500 milhões de reais
3. Zezé di Camatgo e Luciano - Patrimônio: 200 milhões de reais
4. Ivete Sangalo - Patrimônio: 180 milhões de reais
5. Chitãozinho e Xororó - Patrimônio: 120 milhões de reais

Fiquei me indagando o que leva, de fato, uma pessoa bem sucedida, referência no seu segmento, continuar trabalhando, com vontade de testar novos projetos e atingir novos patamares mesmo após muitos anos de labuta.
Ganância não seria mais resposta. Ambição? Não! Não supre os ideais de quem já está estável.
Deve ter por trás disso algo maior que talvez só essas pessoas possam falar, ou sentir, vai saber...
 Fica difícil, inclusive, acreditar que artistas como Xuxa ou Roberto Carlos, arredios no quesito exibição de ganhos, tenham contribuído com os dados necessários para a concretização desse rol.
O fato é que, lá em cima, no topo da lista, está ninguém menos que Xuxa, a maior vendedora de discos da América Latina! Foram só 45 milhões de cópias, segundo VEJA. Se  não fosse a pirataria, a tacada seria muito maior!
Ah! Mas o cantor da mulher pequena vendeu mais discos que ela!
Eu sei disso, mas eu falei vendedora, e ele é vendedor, cara pálida!!!
E a moça fez faz bonito, ela vendeu só de um disco, o "Xou da Xuxa 3", mais de 6 milhões de cópias, do lançamento até hoje, segundo dados da Som Livre. Se pensarmos que isso foi só no mercado tupiniquim, que nenhum outro artista chegou a esse número, e um ou outro que mais tenha se aproximado vendeu somente a metade disso, podemos dizer que ela mostra que sempre tem bala na agulha. Ela exibe a consequência de seu trabalho e evidência sua maior arma, ela própria!
Xuxa ganha a vida cantando e dançando, sem saber cantar ou dançar, e é loira num país célebre por suas morenas... Eu já vi essa frase por aí e plagiei!
Lembro que adoraaaava ficar imitando a xuxa com aqueles gritinhos no início da faixa 1 do lado "A", do tal disco 3, eita que agora eu fui longe: "Vamos lá, comigo, nas palmas!"
"Ninguém parado!"
"Agora vai, vai, vai!"
"Lindo!"
"Eu quero ouvir mais alto!"
"Vamos lá"
"Comigo!"
"Ihuuuu!"
"Demais!"
"Assim!"
Imbatível no quesito carisma, imbatível no quesito coerência.
Coerência é o que, na verdade, menos se vê nas pessoas hoje. Ler ou assistir uma entrevista de Xuxa começando sua carreira e vê-la hoje, é possível constatar que ela continua sendo a mesma Maria da Graça. Claro, a de hoje tem um verniz, a de hoje é lapidada, a de hoje, como diria a Carolina Ferraz, é ricaaaaaaaaaa!
Mas voltando à idéia inicial, lembrei de dois momentos distintos que me marcaram bastante, os dois ocorreram em tempos diferentes, possuem o mesmo contexto, e não são pontos isolados, pois acontecem vez ou outra. A existência desses pontos talvez signifique o real motivo da continuação da empreitada que La Rubia resolveu seguir.


1. Diário do Nordeste, Set/1997. Criança acometida de Epidermolise bolhosa


2. TV Xuxa 12.12.2009 - 1 e 2. Garoto com paralisia cerebral.


Outras ações recentes que lembro foram: Hospital do Câncer, GAAPE e Colibri.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário